Home / Noticias / A importância da saúde bucal

  • netsharewp
  • 556 Views
  • 0 Comment
  • No tags

Um sorriso bonito e uma boa saúde bucal elevam a autoestima de qualquer pessoa, atraem felicidade e abrem portas tanto na vida profissional quanto na pessoal. Cuidar da saúde bucal, porém, não é apenas uma questão de estética.

Problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões se não forem tratados corretamente. Até mesmo uma cárie não tratada pode trazer sérias consequências para a sua saúde. Mas não é só isso, pois a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Essa frase resume a importância dos dentes. Responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo.

No entanto, toda essa funcionalidade do órgão bucal pode ser comprometida se houver má posição dentária. Os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima (estética).

Desalinhados, os dentes apinhados (tortos) não trituram totalmente os alimentos, o que dificulta engolir e digerir. Também, o alimento pouco comprimido não desliza com naturalidade pela boca massageando as gengivas, isso resulta em gengivas sangrentas e hipertrofiadas (de volume aumentado). Os dentes mal posicionados provocam vários males como, por exemplo, a alteração da fonética, já que a má posição dentária interfere na posição da língua.

Um outro mal gerado pelos dentes tortos que também é muito apontado pelos dentista é a respiração bucal. A má posição dentária favorece a respiração pela boca. No entanto, essa anomalia além de fugir do padrão trás outros problemas como gengiva, língua e bochechas irritadas devido à falta de saliva (boca seca) e mau hálito. Respirar pela boca causa muitos danos à saúde, ou seja, aumenta o índice de cárie, acarreta irritação na gengiva, trás, com o tempo, mudanças no posicionamento da língua deglutição atípica, entre outros.

Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir o mau hálito e diversos problemas causados por bactérias, como tártaro e gengivite. Para isso, é preciso adotar algumas medidas muito simples, mas que farão uma enorme diferença na sua saúde e no seu dia a dia.

Para ter certeza que sua higiene bucal está em dia, invista em um bom seguro odontológico para evitar que surpresas aconteçam sem um respaldo. Aqui na WSM Seguros, temos o plano perfeito para você! Venha nos fazer uma visita.

Texto: Minha Saúde e Site de Beleza e Moda/Adaptação de texto: Netshare.

Outros parceiros
NOVIDADES
Receba nossas novidades direto em seu email!
NOSSOS CLIENTES