Home / Noticias / Por que carros antigos tem o seguro mais caro? Descubra!

  • netsharewp
  • 170 Views
  • 0 Comment
  • No tags

No momento de contratar um seguro auto, muitas dúvidas surgem para os futuros segurados, afinal, é um produto complexo. Entre os questionamentos mais recorrentes das pessoas que estão atrás de proteção para o seu veículo é entender por que os seguros para carros antigos são mais caros. Essa é uma das verdades sobre seguro de carro e iremos explicar os motivos mais abaixo.

O assunto “seguro para carros antigos” realmente gera dúvidas. E, de fato, o seguro para carros antigos é mais caro. Mas, é possível de explicar essa diferença com alguns motivos plausíveis. Continue lendo o nosso conteúdo e entenda o porquê de o seguro para carros antigos ser mais caro do que para carros novos ou seminovos.

O que é carro antigo, carro seminovo e carro usado?

Antes de entender os motivos, saber diferenciar carros antigos de novo e seminovos é importante. Carros seminovos, por exemplo, são os que têm menos de três anos de fabricação e rodou até 20 mil quilômetros. Este é um caso de um veículo seminovo.

Os carros usados são influem, principalmente, em alguns fatores, como ter mais do que três anos e os 20 mil rodados, além dos estados da lataria, motor, embreagem, câmbio etc. O histórico de batidas também é importante de ser analisado, assim como a presença de acessórios não originais.

Já os carros antigos são os que saíram de linha e não são mais fabricados, com o que aconteceu com modelos famosos em 2016 e 2017.

Entenda por que carros antigos tem seguro mais caro

Essa questão é simples de explicar pelo seguinte motivo: os carros antigos, no momento de sinistro de perda parcial, apresentam mais dificuldades para achar peças de reparo. Se o carro já saiu de linha, a dificuldade aumenta, impactando diretamente no preço.

Esse aumento de preço no seguro auto tende a ser maior para carros com mais de 10 anos de uso e o motivo, basicamente, é a dificuldade para encontrar peças para reposição. A perda total, por exemplo, não é um caso “tão” grave para as seguradoras quanto às perdas parciais de carros antigos que necessitam de reposição de peça.

O que é levado em consideração no preço do seguro de carros antigos?

Entre os fatores mais relevantes que deixam o preço do seguro de carros antigos mais caros, há dois principais fatores. Um deles nós já comentamos anteriormente, mas iremos entrar no detalhe, que são as peças de reposição.

Um dos fatores mais importantes e que impactam no preço do seguro dos carros antigos é devido aos valores das peças de reposição. Elas são bem mais difíceis de serem encontradas, portanto, são mais caras. O impacto no preço do seguro acaba tornando-se visível em alguns casos.

No entanto, há algumas alternativas para que o seguro de carros antigos fique mais barato. Um exemplo disso são as instalações de rastreadores, bloqueadores ou localizadores. seguro com rastreador é uma forma de customizar o plano e, consequentemente, baratear os custos. Eles dificultam a ação de bandidos, seja em roubos ou furtos. E, mesmo que aconteça, esses itens podem ajudar a polícia na localização do carro. Qualquer um desses produtos pode reduzir o preço do seguro em até 20%. Vale fazer uma cotação de seguro auto para carros antigos e conhecer os preços.

Além do fato principal das peças de reposição mais caras, também é preciso apontar as estatísticas de furto, roubo e colisão de carros velhos. Alguns estudos apontam que os carros antigos, por terem menos condições de segurança, como freios ABS, oferecem mais riscos aos condutores e passageiros.

Por que contratar seguro para carro antigo?

Carros antigos, assim como qualquer outro veículo, precisa estar resguardado com o seguro auto.  Por mais antigo que ele seja, é um patrimônio e precisa de proteção. Há diversas opções que podem ajudar na contratação, como seguros somente contra roubo e furto. Mas, saber e a ter a certeza de que o veículo está protegido é fundamental. Imprevistos acontecem com todos os tipos de carros, sejam eles novos, seminovos ou usados.

Todos carros antigos podem fazer seguro?

Algumas seguradoras, por conta da idade do carro, não fazem seguro para veículos com mais de 20 anos de fabricação. Nesses casos, o mais indicado é ter, pelo menos, um seguro para terceiros, a fim de garantir a proteção caso você bata em outros carros.

Além de contratar o seguro para terceiros, existe a possibilidade de contratar um seguro com rastreador, que é uma opção mais viável para carros antigos. O seguro com rastreador também é uma forma de baratear o preço.

Se restou alguma dúvida sobre o preço do seguro auto para carros antigos, mande nos comentários ou inbox no Facebook que iremos responder.

 

Fonte: Minuto Seguros

Outros parceiros
NOVIDADES
Receba nossas novidades direto em seu email!
NOSSOS CLIENTES